Twiiter

DIA DO TRABALHADOR - ENTREGA DE PRÊMIOS EM ALGODÃO

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Municípios da microrregião estão impedidos de firmar convênio com a União









Dos 5.563 municípios brasileiros, 5.363 não podem celebrar convênios com o governo federal em razão de restrições junto ao Cadastro Único de Convênios (Cauc). O Cauc é uma espécie de Serasa, que impede os municípios de firmar convênio com a União e receber obras de infraestrutura e saneamento básico por exemplo.
Os principais itens a comprovar estão no bloco de Obrigações de Transparência, que se refere à entrega dos relatórios previstas na lei complementar 101/2000. Depois vêm os itens relativos às questões previdenciárias e de prestações de contas de convênios anteriores. O problema atinge todos os estados brasileiros.
Na microrregião do Médio Rio das Contas não há uma cidade sequer que esteja apto a celebrar convênio com a União. Estão com os nomes negativados no Cauc os municípios de Aurelino Leal, Barra do Rocha, Dário Meira, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Ipiaú, Itagibá, Itagi, Jitaúna, Ubaitaba e Ubatã.
CAUC FAZ VERIFICAÇÃO EM QUATRO GRANDES BLOCOS
O Sistema faz a verificação da situação em quatro grandes blocos: Obrigações de Adimplência Financeira, Adimplemento na Prestação de Contas de Convênios, Obrigações de Transparência e Adimplemento de Obrigações Constitucionais ou Legais. A regulamentação para a celebração de convênios entre os municípios e a União está descrita na portaria interministerial 507/2011, que traz todas as exigências e o tramite que deve ser observado para a assinatura de convênios entre os entes, e uma delas é a verificação do Cauc. Dos municípios da microrregião, Ipiaú e Itagibá são os casos mais simples de resolver a negativação do Cauc, pois cada um possui apenas uma notificação no sistema.


  Ubatã Notícias

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Reale Produções ,